Ainda nao...

Não subestimem o poder de um vulcão. O que é um "vulcão normal" para vocês?
Um vulcão é uma mera acumulação de rocha que solidificou.
Como disse o Kings, caso a lava fosse ácida, ou seja, mais rica em sílica, maior é a dificuldade de os gases se libertarem do magma o que origina erupções explosivas e nunca fluidas.
As implicações disso é que sendo uma erupção de carácter explosivo, formam-se nuvens ardentes como já devem ter visto nas fotos do Monte St. Helen.
Caso não...

Aqueles gases em quantidades suficientes impedem a radiação solar de chegar à superfície e portanto a Terra arrefece. Há relatos do passado falando sobre erupções deste tipo em que se vê documentado a notória descida da temperatura média à escala global.
O vento transporta estes gases, certo?

Não é preciso um vulcão enorme para que haja uma enorme explosão...afinal, a "matéria prima" está lá bem no fundo e ninguém consegue prever que quantidade de material magmático se está a acumular debaixo dos nossos pés..
Por isso é que digo que o problema que levantaram é possível.
Mas, vá lá! Sejam críticos.

Boas,
sera que algum dia algum vulcao muito forte... lance gases e piroclastros tao fortes que consiga tapar o sol e descer a temperatura ate 500 graus negativos? e destruir a vida no planeta?
a 4 anos um professor falou-me nisso mas ja nao me lembro e sempre fiquei com esta duvida
cumprimentos
Não encontram nenhum sensacionalismo neste excerto?