Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Vulcão caseiro  (Lida 1506 vezes)
JustUnderMe
Intellectual Guy
Administração
Cientista

Não fui eu!

« em: Julho 12, 2009, 12:36:52 »

Aqui fica uma pequena experiência que podem fazer em casa para se divertirem um pouco xD

Materias:
- 1 tábua de madeira
- 1 lata (quanto mais alta e larga melhor)
- Barro q.b.
- Vinagre
- Corante Vermelho
- Bicarbonato de Sódio

Para começar usem a tábua como base para o vosso vulcão. Ponham a lata no meio da tábua virada para cima. Usem o barro para criar o aspecto de vulcão a volta da lata, mas não tapem o buraco da lata pois esse será a saida de "lava".
 Deixem o barro secar ( pode utilizar outro material, só tem que ter a certeza que o materia é duro para não estragar no fim).
 Quando tiverem tudo pronto basta encherem a lata com vinagre (quanto mais vinagre mais "lava") e para tornar mais realista acrescentem um pouco de corante alimentar vermelho.
 Agora quando tiverem preparados juntem o bicarbonato de sódio com o vinagre e tem a vossa explosão =D

Com esta experiência podem ver uma erupção vulcanica.
 Agora façam perguntas e falem das vossas experiencias =D

Eu tenho uma pergunta: Porque é que ao juntar vinagre ao bicarbonato de sódio ocorre esta "explosão"?

Cumps,
JustUnderMe
Registado

Kings
Membro Activo

« Responder #1 em: Julho 13, 2009, 02:50:02 »

Eu tenho uma pergunta: Porque é que ao juntar vinagre ao bicarbonato de sódio ocorre esta "explosão"?

Eu já fiz esta experiência na escola e é bastante elucidativa na questão dos vulcões!! Contente

Respondendo à questão, o bicarbonato de sódio, como o nome indica, possui sódio, estando este composto presente no 1º grupo da Tabela Periódica (todos os elementos desse grupo são altamente reactivos com a água, excepto o Hidrogénio e a reactividade aumenta conforme se desce nos períodos), e por esse motivo é muito reactivo com a água e como o vinagre a possui, dá-se a explosão!!

Acertei??
« Última modificação: Julho 13, 2009, 02:51:49 por Kings » Registado

Sucesso só vem antes de trabalho unicamente no dicionário - Einstein
JustUnderMe
Intellectual Guy
Administração
Cientista

Não fui eu!

« Responder #2 em: Julho 13, 2009, 05:02:28 »

Boas,

Tavas perto Kings.

O ácido do vinagre, chamado ácido acético, reage com o bicarbonato de sódio, formando o gás dióxido de carbono (CO2). Uma reação entre ácido e base.
O dioxido de carbono ao tentar escapar da reacção quimica eleva o vinagre parecendo assim uma "explosão".

Cumps,
JustUnderMe
Registado

JoTa
Global Moderator
Membro

« Responder #3 em: Julho 13, 2009, 07:47:42 »

Boas,

Tavas perto Kings.

O ácido do vinagre, chamado ácido acético, reage com o bicarbonato de sódio, formando o gás dióxido de carbono (CO2). Uma reação entre ácido e base.
O dioxido de carbono ao tentar escapar da reacção quimica eleva o vinagre parecendo assim uma "explosão".

Cumps,
JustUnderMe

Muitas aspas à volta da """explosão""". É mais um derramezinho... Wink
Eu também já fiz essa experiência para a disciplina de área de projecto no 9ºano.
Para poupar barro, partimos um guarda chuva velho e prendemos num certo ângulo as astes metálicas a uma garrafa em cima de uma tábua. Depois cobrimos os ferros com cartão e construímos o vulcão em cima daquilo tudo, ou seja, só usamos o barro para cobrir a superfície...

Depois da apresentação, fomos po-lo lá fora (ficou tudo sujo porque o barro ficou líquido) e quanto voltamos estava virado ao contrário no caixote do lixo. Sem comentários... Indeciso

p.s. Para "criar" uma "explosão" mais séria, usa-se uma fita de potássio e colaca-se a reagir com um composto que já não me lembro qual é.  Wink
« Última modificação: Julho 13, 2009, 10:32:01 por JoTa » Registado

the dawn of a vision
Kings
Membro Activo

« Responder #4 em: Julho 13, 2009, 08:25:00 »

p.s. Para "criar" uma "explosão" mais séria, usa-se uma fita de potássio e colaca-se a reagir com um composto que já não me lembro qual é.  Wink

Não é: cabeças de fósforos, fitas de magnésio e bicarbonato de cálcio e depois acende-se um fósforo para pegar fogo?? Porque esta é que é o tipo de erupções explosivas e o que o Just falou é efusiva, certo?
Registado

JoTa
Global Moderator
Membro

« Responder #5 em: Julho 13, 2009, 10:18:46 »

Não é: cabeças de fósforos, fitas de magnésio e bicarbonato de cálcio e depois acende-se um fósforo para pegar fogo?? Porque esta é que é o tipo de erupções explosivas e o que o Just falou é efusiva, certo?

lol
Ou isso...já não me lembrava dos reagentes ao certo..já foi há 2 anos.  Grin
Realmente potássio não fazia sentido...
Sim, a do Just era efusiva
Registado

the dawn of a vision
JustUnderMe
Intellectual Guy
Administração
Cientista

Não fui eu!

« Responder #6 em: Julho 14, 2009, 12:49:29 »

Boas,

Para o barro não ficar liquido tens que o deixar secar por uns dias mas sem ser ao sol porque ele pode rachar.

Se quiserem uma explosão barata e engraçada usem coca-cola com mentos xD:
Diet Coke + MentosLQ | HQ

Cumps,
JustUnderMe
Registado

Kings
Membro Activo

« Responder #7 em: Julho 14, 2009, 02:24:41 »

Se quiserem uma explosão barata e engraçada usem coca-cola com mentos xD:

Isso é para fazer um Géiser!
Registado

JoTa
Global Moderator
Membro

« Responder #8 em: Julho 22, 2009, 09:34:42 »

Ele secou vários dias!
Mas começou a derreter por acção do vinagre.

Também já fiz a experiência dos mentos. Não atingiu mais que 50 cm  Wink
Registado

the dawn of a vision
JustUnderMe
Intellectual Guy
Administração
Cientista

Não fui eu!

« Responder #9 em: Julho 24, 2009, 06:00:01 »

Boas,

Fizes-te com coca-cola ou coca-cola light? E era mesmo coca-cola ou era marca branca com saber graco a coca-cola? xD

Um colega meu gastou um dinheirão para fazer essa experiência dos mentos e o jacto ainda subiu alguns metros.
Mas foi uma grande quantidade de mentos xD

Cumps,
JustUnderMe
Registado

JoTa
Global Moderator
Membro

« Responder #10 em: Julho 24, 2009, 09:33:02 »

Cola rasca e só 5 ou 6 mentos.  Grin
Registado

the dawn of a vision
Kings