Votação
Pergunta: O universo é infinito?
Sim.
Não.

Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O universo é infinito?  (Lida 1002 vezes)
JoTa
Global Moderator
Membro

« Responder #15 em: Dezembro 01, 2009, 09:39:44 »

Gugamix, não podes dizer que a expansão ocorre a partir do centro porque estás e violar os princípios da isotropia e homegeneidade do Universo que dizem que as propriedades do Universo são idênticas em qualquer direcção e por isso não existem pontos privilegiados, e em qualquer lugar. Além disso, é o tecido do espaço-tempo que expande e a expansão ocorre em todos os pontos como demonstra bem a analogia do balão.

A gravidade não poderia fazer colapsar o universo sobre si mesmo pelo facto de que ele está em expansão

Depende. Imagina que está em expansão mas a uma velocidade tal que se torna insuficiente para vencer a força da gravidade, ou seja, inferior à velocidade de escape.
Volto a afirmar o que disse no meu post anterior. Esta questão não tem resolução por enquanto.

Outra indicação para o finito é de que tudo no universo é mais ou menos redondo, ou anda à roda, ou é em espiral...
num universo finito eu penso que as coisas seriam mais lineares.

em que ficamos?  Wink

p.s. os corpos orbitam em torno uns dos outros em circulos ou espirais por causa de uma força chamada gravitacional, isto em termos clássicos, porque segundo a Teoria da Relatividade Geral a gravitação é explicada pela curvatura do espaço-tempo. O Sol faz encurvar o espaço tempo e então os planetas movimentam-se quase como se estivessem a "cair" em direcção ao Sol.
« Última modificação: Dezembro 01, 2009, 09:42:06 por JoTa » Registado

the dawn of a vision
JustUnderMe
Intellectual Guy
Administração
Cientista

Não fui eu!

« Responder #16 em: Dezembro 01, 2009, 09:49:15 »

Boas,

Quais são as Teorias que existem hoje em dia sobre o universo e que ideias e testes as comprovam?
Eu não conheço muito sobre este assunto xD

Cumps,
JustUnderMe
Registado

JoTa
Global Moderator
Membro

« Responder #17 em: Dezembro 01, 2009, 10:05:12 »

Boas,

Quais são as Teorias que existem hoje em dia sobre o universo e que ideias e testes as comprovam?
Eu não conheço muito sobre este assunto xD

Cumps,
JustUnderMe

Bem, para começar pode-se dar uma olhada na Relatividade Geral em http://pt.wikipedia.org/wiki/Relatividade_geral

Não sei se todo o conteúdo é fidedigno porque não li tudo, mas penso que seja.
Mesmo que não se compreenda tudo há noções que são importantes.
Depois pesquisando no google encontram-se coisas interessantes. Algumas palavras chave são modelos de friedmann; Lei de Hublle; densidade crítica
« Última modificação: Dezembro 02, 2009, 11:20:06 por JoTa » Registado

the dawn of a vision
JustUnderMe
Intellectual Guy
Administração
Cientista

Não fui eu!

« Responder #18 em: Dezembro 20, 2009, 02:52:11 »

Boas,

Sim isso dá para dar uma ideia. Mas o que eu queria mesmo saber é que teorias existem. Devem existir varias teorias (digo eu xD ).

O que tu apresentas-te sao "provas" para o universo infinito (ou imensamente grande) mas devem existir provas para um universo finito tambem (agora onde é que eu não sei xD )
Se alguem encontrar poste aqui sff =)

Cumps,
JustUnderMe
Registado

JoTa
Global Moderator
Membro

« Responder #19 em: Dezembro 20, 2009, 07:58:15 »

Just, não são provas a favor do Universo infinito. São coisas que se conhecem neste momento.
A partir dessas bases os Físicos são levados a inferir a condição actual do Universo.

Como eu disse aí em cima:

Gugamix, não podes dizer que a expansão ocorre a partir do centro porque estás e violar os princípios da isotropia e homegeneidade do Universo que dizem que as propriedades do Universo são idênticas em qualquer direcção e por isso não existem pontos privilegiados, e em qualquer lugar. Além disso, é o tecido do espaço-tempo que expande e a expansão ocorre em todos os pontos como demonstra bem a analogia do balão.

A gravidade não poderia fazer colapsar o universo sobre si mesmo pelo facto de que ele está em expansão

Depende. Imagina que está em expansão mas a uma velocidade tal que se torna insuficiente para vencer a força da gravidade, ou seja, inferior à velocidade de escape.
Volto a afirmar o que disse no meu post anterior. Esta questão não tem resolução por enquanto.

É uma questão que ainda não pode ser resolvida sem o conhecimento de certas variáveis. Finito ou Infinito...embora uma hipótese mais correcta que outra, ainda, e por enquanto, insolúvel.
Registado

the dawn of a vision
JustUnderMe
Intellectual Guy
Administração
Cientista

Não fui eu!

« Responder #20 em: Dezembro 20, 2009, 08:17:56 »

Boas,

Pois foi sempre essa a ideia que eu tive. Não existe certeza, o nosso conhecimento sobre o universo leva-nos a pensar que é infinito mas não existem "provas" que o comprovem.

Mas mesmo assim sempre que existe esta conversa 99% fala que é infinito --'

Cumps,
JustUnderMe
Registado

TuninG-GT
Iniciante
*

Carl0s T ' "In-Line Life Style"

« Responder #21 em: Fevereiro 03, 2010, 10:04:31 »

eu perguntei a professora a uns tempos ela disse qualquer coisa sobre istoi, que os cientistas andam a estudar isto já há uns anos... eu nao percebo muito mas apoio a teoria do infinito, milhares de sistemas e galaxias existem nele... e se há uma galaxia parecida á nossa pode haver mas ainda nao se descubriu a minha prof disse que pode existir mas nao com vida parecial á nossa, existe vida mas em celulas ou que é...

cumprimentos
Registado

Carl0s T '
JustUnderMe
Intellectual Guy
Administração
Cientista

Não fui eu!

« Responder #22 em: Fevereiro 20, 2010, 10:41:57 »

Boas,

Então se achas que existem biliões e biliões de sistemas e alguns são como os nossos como é que so pode existir vida não como a nossa mas em celulas? Se nós estamos aqui e somos seres multicelulares entaõ existem muitas hipóteses de que vida "lá fora" seja igual =D

Cumps,
JustUnderMe
Registado

Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: